Derivativos

O que é Swap e Como Funciona - O guia definitivo

Lorenzo Frazzon, CNPI
Escrito por Lorenzo Frazzon, CNPI em 22 de setembro de 2019
Junte-se a mais de 1.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você já deve ter ouvido falar a palavra Swap no mercado financeiro, ela assusta, mas aqui você vai aprender o que é um Swap definitivamente.

O investidor pessoa física provavelmente nunca vai realizar uma operação de Swap mas é importante conhecer como ela funciona.

Swap significa troca em inglês, e isso define bastante suas características. Mas vamos ver tudo com mais calma durante o artigo.

Definição de Swap

O Swap é uma operação na qual duas partes trocam fluxos de caixa entre si, em datas pré-definidas, e sobre um valor anteriormente acordado.

Ele é um derivativo pois os ativos não foram vendidos ou comprados de fato, mas sim o direito de trocar os rendimentos desses ativos no final do contrato.

Os contratos de swap são muito flexíveis. As partes envolvidas na operação pode, acertar entre si quais os indicadores, o prazo e as características acordadas.

Tipos de Swap

Agora vamos conhecer todos os tipos de Swap: Moeda, Juros, Ações, Credit Default Swap (CDS) e Swaptions.

Swap de Moeda

O objeto de negociação é a diferença entre a taxa de juros efetiva do DI e a variação cambial (cupom cambial) que, para efeito desse contrato, são apropriadas da seguinte forma:

  • A taxa de juros efetiva do DI, acumulada pelas taxas diárias do DI (Cetip), é calculada para o período compreendido entre a data de início da operação e a sua data de vencimento;
  • A variação cambial medida pela taxa de câmbio em BRL por USD, cotação de venda para entrega à vista, apurado e divulgado pelo BC, é calculada para o período compreendido entre a data anterior a de início da operação e a sua data de vencimento.

O resultado é que o contrato desse tipo de operação é cotado em uma taxa de juros que representa a diferença entre as taxas anteriormente mencionadas e que é denominada cupom cambial, ou seja, a remuneração em reais dos dólares investidos no Brasil. O cupom cambial é expresso em taxa linear anual para 360 dias corridos.

Swap de Juros

jurosssss

Swap de Ações

Acoess

Credit Default Swap

cdss

Swaptions

sssasa

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 1.000 pessoas