Derivativos

O que é o Repurchase Agreement (Repo)

Lorenzo Frazzon, CNPI
Escrito por Lorenzo Frazzon, CNPI em 22 de setembro de 2019
Junte-se a mais de 1.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O tão falado REPO

Os fundos offshore, bancos nacionais e internacionais e outros investidores estrangeiros fazem uso das operações compromissadas de recompra (repurchase agreement ou simplesmente repo), que, na verdade, compreendem três transações simultâneas, com base em um ativo financeiro, objetivando a alavancagem de investimento neste ativo:

  • Investidor compra um determinado ativo;
  • Investidor vende o referido ativo para uma instituição financeira. Nesta etapa, o investidor coloca uma parcela dos recursos originados da venda do ativo à disposição da instituição financeira como garantia e o restante dos recursos é utilizado para pagar parte da compra do passo anterior;
  • Investidor firma um compromisso de recompra do referido ativo em data futura corn a instituição financeira.

A diferença entre o valor da compra (estabelecido pelo preço do ativo no rnercado naquele momento) e o valor da venda, menos a garantia, é a parcela original do investidor a ser alavancada.

Podem ser do tipo:

  • “Repo” (venda de títulos com compromisso de recompra);
  • “Repo com reverse repo” (venda de títulos com compromisso de recompra e simultânea compra com compromisso de revenda);
  • “Reverse repo” (compra de títulos com compromisso de revenda).

Se estruturado adequadamente, um repo envolve muito pouco risco para cada lado. Se o título for um título do Tesouro, então a taxa do repo deve ser bem pouco maior do que a taxa do Tesouro correspondente.

A diferença entre a LIBOR e a taxa repo é a diferença entre o custo de um banco emprestar com risco de crédito para um devedor e o custo do banco emprestar com um colateral livre de risco.

Uma empresa que é a contraparte de pagamento fixo em um swap pode hedgear a posição com a seguinte estratégia: comprar títulos do Tesouro, os quais irão oferecer uma série de pagamentos de taxa fixa durante um período para cobrir aqueles do swap; e se comprometer em uma série de repos, usando os títulos do Tesouro como colaterais, onde a taxa de variação em cada repo sucessivo será coberta pelo ganho do swap.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Junte-se a mais de 1.000 pessoas